Misticismo designa um conjunto de crenças e concepções, heterogêneas e não muito bem definidas, que se preocupam com a busca de conhecimento espiritual direto mediante processos psíquicos que ultrapassam as funções intelectuais. Nesta perspectiva, o misticismo é um caminho prático de evolução, realização pessoal e felicidade.
As correntes místicas pregam a experiência direta do divino, comumente chamada de experiência mística, e muitas vezes descrita como iluminação. A experiência mística é um estado de consciência em que o místico tem um vislumbre daquilo que está além deste plano físico, e muitas vezes é descrito como união com o Todo. Isto só pode ser alcançado, segundo os místicos, por uma disciplina espiritual que visa distanciar-se das coisas mundanas.
Muitas vezes a experiência mística é descrita por aqueles que a sentem como uma "visão direta de Deus". Tais fenômenos estão presentes tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento da Bíblia e na cultura oriental ( budismo , hinduísmo , yoga , etc.).
O místico procura na prática espiritual e no estudo das coisas divinas, mais que na racionalidade, as bases para suas concepções de vida, embora muitas vezes o misticismo esteja envolvido com intrincados sistemas que o fundamentam. Este é o caso da Cabala , a tradição esotérica dos judeus .
Em São Thomé das Letras existem diversas condições que levaram místicos de todo o Brasil e do mundo a procurarem a cidade que acreditam ter evidências favoráveis às suas práticas e à uma vida pautada no espiritual e no ritualístico implantado por sociedades alternativas ali presentes, ou mesmo por seitas e movimentos.
Uma das afirmações dá conta de que a cidade seja uma das sete escolhidas como sagrada e portanto possui aspectos magnéticos e campos de energização, além de facilitar o contato e a sensibilidade dos místicos para a comunicação com o cosmo, através de ondas só encontradas ali.
Nenhum comentário:
Postar um comentário